segunda-feira, setembro 25, 2006

Olhos postos em Deus


Ontem, domingo, fui a Eucaristia com a minha família a um sítio diferente e ouvi das homilias mais bonitas a que já assisti.
O Padre, que mais tarde vim a conhecer como Padre Francisco, era um Senhor já de idade, com a voz arrastada pelo peso dos anos e com um ar doce, de um amor que se percebia claramente em cada gesto.
Falou, e soava como se estivesse a ler um livro em voz alta, o discurso era tão bem estruturado, fazia tanto sentido e vinha tão de dentro. Fiquei maravilhada e por entre a multidão tentava ver todos os seus gestos ao mesmo tempo que o ouvia com atenção.

“Aquele que faz o bem com os olhos postos no mundo é néscio. Os critérios de Deus e do Homem são diferentes, o Homem vê apenas à sua volta e Deus vê do íntimo de cada um e mais além. A verdadeira sabedoria vem de Deus.”

Como era possível tanta alegria, tanto amor num corpo que já devia ter efectuado aquele rito vezes e vezes sem conta. Cinquenta anos ali, no mesmo sitio, a fazer as mesmas coisas… Estava fascinada e decidi, tinha de, no fim, ir agradecer aquele momento, ele precisava saber o bem que fazia as pessoas.

A Eucaristia terminou e dirigi-me apressada a sacristia, no meio da multidão lá estava, sereno. Disse de onde vinha e como me sentia agradecida pelas suas palavras. Pegou-me nas mãos e percebi, mais de perto foi mais fácil perceber que aquele Senhor não é daqui. Disse que não era a ele que deveria agradecer, mas ao Espírito Santo que o conduzia, falou mais um pouco da linha da homilia e terminou…

“Se a menina tivesse anéis, fios ou brincos eu dir-lhe-ia que há-de chegar o momento em que vai partir e nada disso será necessário, sem nada que a adorne levará apenas nas mãos a marca do bem que cá fez. Por isso faça todo o bem possível, com os olhos postos em Deus.”

Então despedi-me, com a certeza de que voltaria…

terça-feira, setembro 12, 2006

Pura Magia...


Como tornar uma espera angustiante, impaciente, nervosa num gesto da mais pura e serena confiança?
Bem… assim dito parece que só por magia não? E não teremos todos, naquele bolsinho invisível que fica do lado do coração, uns pózinhos de perlimpimpim que nos permitam fazer assim umas transformações de sentimentos? Mas é claro que temos, digo eu, que sei destas coisas de se fazerem pequenas e grandes magias, não por mim, mas porque conheço grandes mágicos do dia a dia.
Pelo que fui aprendendo com eles há alguns passos importantes, sim que isto de ser mágico tem que se lhe diga:o)

Ser objectivo e racional, perceber o que me faz querer tão arduamente atingir aquele fim. Virá de mim aquela vontade? Só de mim? E Jesus?

Ganhar liberdade. Perceber que o Sonho de Jesus para mim é amar e que o posso concretizar em vários contextos. Imaginar-me em cada um dos cenários, cheio de uma alegria que vem da certeza de saber que tenho em mim e no que me rodeia o que Jesus sabe que me pode fazer melhor e maior naquele momento.

Entregar, todos os meus desejos e vontades a Jesus. Fechar os olhos, abrir os braços e deixar-me calmamente inundar de um desejo que já não parte de mim.

Alegria. Porque no fundo é isso que procuramos, uma alegria profunda em cada passo que damos. A mim pelo menos ajuda-me muito a animar os meus dias ouvir músicas com mensagens positivas. (Everything`s gonna be alright-Bob Marley)

(para quando a espera é longa)

Criar e manter ritos. Ás vezes a espera pode ser mais demorada e aí, eu pelo menos sinto muita necessidade, de diariamente quase, ir renovando estes princípios. Por isso e para que o trabalho que fazemos com os nossos sentimentos tenha uma certa continuidade é importante guardar um espaço nos nossos dias para acalmar o coração.

Mas atenção: é importante ser verdadeiro em cada um dos passos, a serenidade nas nossas escolhas não pode aparecer como um acto de ilusionismo, onde o que parece não é, tem de ser pura magia….

quarta-feira, setembro 06, 2006

Lavar o Coração

Chego muitas vezes a conclusão de que Nosso Senhor Jesus Cristo deve ter um sentido de humor genial, em parte por nossa causa, que somos hilariantes, uns “palhaços” mesmo.
É que no fundo há coisas que sabemos, teoricamente claro porque na prática, damos vontade de rir ao mais macambúzio.
Ora vejamos, nu fundo, sabemos e é claro que falo da minha experiência, que há situações na nossa vida de uma complexidade que nos transcende, achar que podemos ter tudo sob controlo é pura ilusão.
É claro que não podemos ficar parados face ás dificuldades, mas cabe a cada um, em verdade, reconhecer até onde pode ou não ir na tentativa de resolução de um problema e a partir daí, não entregar os pontos, mas humildemente confiar, de coração “Faça-se em mim a Sua vontade”.
No entanto, o que fazemos é tão diferente… e deixamo-nos consumir e desgastar por problemas que já não nos pertencem… Será burrice, persistência ou falta de humildade? Nem sei, Humanidade acho eu.

E hoje quando entrei na Igreja e vi o recado que Ele tinha lá deixado para mim, um painel gigante onde se podia ler “Lavar o coração”, quase consegui ouvir a Sua risadinha amorosa “-Ana, Ana… quantas vezes será preciso repetir-te preocupa-te Comigo que Eu preocupo-Me contigo!”.
E sorri com Ele.


segunda-feira, setembro 04, 2006

mELaNciA

Há coisas que nos são indiferentes, coisas que nos parecem bem, outras de que não gostamos nada e ainda aquelas de que gostamos realmente e nessas sim, vale apostar toda a nossa energia.
Eu cá, AdOrO melancia.

ViVa a Coragem


Hoje acordei com uma vontade louca de saudar pessoas, normalmente dá-me assim, vá, há quem sofra de males piores. Mas hoje o meu desejo veio assim, a modos que, mais limitado e acordei com vontade de saudar, não qualquer tipo de pessoas, mas pessoas corajosas.
E podia até aproveitar para dar uma de “pessoa que realmente sabe das coisas” e que não anda nesta vida só por andar, para vos contar que um dia, já a alguns anos alguém me ensinou que “coragem” significa “acção do coração”. Achei tão bonito, que nunca me esqueci.
E foi assim o meu despertar, cheio de vontade de gritar um grande –Viva! a esses, que com o coração cheio de amor, correm riscos, olham para a própria vida com verdade e tomam atitudes, questionam, cantam, choram , riem, magoam, fazem felizes, mas fazem, vão…e o Senhor vai com eles.


P.S: A todas essas pessoas dedico “Can´t keep it in” do Cat Stevens, uma música de que gosto muito e que vos fica bem, de certeza =)