segunda-feira, setembro 25, 2006

Olhos postos em Deus


Ontem, domingo, fui a Eucaristia com a minha família a um sítio diferente e ouvi das homilias mais bonitas a que já assisti.
O Padre, que mais tarde vim a conhecer como Padre Francisco, era um Senhor já de idade, com a voz arrastada pelo peso dos anos e com um ar doce, de um amor que se percebia claramente em cada gesto.
Falou, e soava como se estivesse a ler um livro em voz alta, o discurso era tão bem estruturado, fazia tanto sentido e vinha tão de dentro. Fiquei maravilhada e por entre a multidão tentava ver todos os seus gestos ao mesmo tempo que o ouvia com atenção.

“Aquele que faz o bem com os olhos postos no mundo é néscio. Os critérios de Deus e do Homem são diferentes, o Homem vê apenas à sua volta e Deus vê do íntimo de cada um e mais além. A verdadeira sabedoria vem de Deus.”

Como era possível tanta alegria, tanto amor num corpo que já devia ter efectuado aquele rito vezes e vezes sem conta. Cinquenta anos ali, no mesmo sitio, a fazer as mesmas coisas… Estava fascinada e decidi, tinha de, no fim, ir agradecer aquele momento, ele precisava saber o bem que fazia as pessoas.

A Eucaristia terminou e dirigi-me apressada a sacristia, no meio da multidão lá estava, sereno. Disse de onde vinha e como me sentia agradecida pelas suas palavras. Pegou-me nas mãos e percebi, mais de perto foi mais fácil perceber que aquele Senhor não é daqui. Disse que não era a ele que deveria agradecer, mas ao Espírito Santo que o conduzia, falou mais um pouco da linha da homilia e terminou…

“Se a menina tivesse anéis, fios ou brincos eu dir-lhe-ia que há-de chegar o momento em que vai partir e nada disso será necessário, sem nada que a adorne levará apenas nas mãos a marca do bem que cá fez. Por isso faça todo o bem possível, com os olhos postos em Deus.”

Então despedi-me, com a certeza de que voltaria…

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A tua Pureza, a tua Humildade, o teu Amor, são verdadeiros... dá para sentir isso em cada palavra que escreves, em cada palavra que pronuncias com a voz do teu dom concedido por Deus Nosso Senhor. Há Anjos, já te disse uma vez...as tais "mensagens personalizadas de Deus", que O fazem sentir (+) Presente e Intimo em momentos únicos e inesperados, através daqueles que nos rodeiam(, com a graça do Espírito Santo). Esse Padre tornou-se isso para ti. Faz aquilo que ele te pediu..."todo o bem possível", confiando em Deus.
Beijo...

10:48 da tarde  
Blogger menina das estrelas said...

acho que não sei quem és, acho.mas desde já obrigada pela visita e pelas palavras*

9:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a fé tem destes momentos .. aliás, alimenta-se de momentos como estes .. admiração e espanto perto da realidade simples, bela, e que nos transcende (:

ciclone xvi

11:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home